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Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças

Este artigo tem por objetivo discutir desafios impostos pelo distanciamento social em tempos de pandemia do COVID-19 no desenvolvimento inicial da leitura em crianças. Mais especificamente, discutiremos os processos envolvidos na aprendizagem da leitura, as dificuldades e os transtornos mais comuns relacionados a esse processo, relacionando-os aos desafios a serem enfrentados num contexto de ensino não-presencial. Discutiremos o cenário que se apresenta e como ele impacta nas questões relacionadas ao período inicial de ensino e aprendizagem da leitura. Em tempos de pandemia e distanciamento social, é necessária uma ação conjunta, contínua e eficiente entre professores, pais e governos, visto que a orientação da criança para a construção da consciência da relação grafema-fonema, a estimulação para práticas de leitura e a criação de um espaço privilegiado para a leitura são condições essenciais para o seu desenvolvimento.

The Effect of Education and Reading and Writing Habits on Linguistic and Cognitive Performance in Typical Aging: Theoretical and Empirical Evidence

As a result of the increase in the age ranges of the population worldwide, there have been debates on the cognitive (including linguistic) effects of aging. This concern may come from people's desire to remain cognitively active over their lifespan, or an interest in assessing cognitive performance as way of detecting early signs of decline. Recent theories and models on the subject have tried to examine the biological, social, emotional and interventional factors that relate to successful aging. These have taken a holistic perspective, showing that successful aging is linked to a varied number of factors from several different perspectives. Moreover, they have shown that, while some aspects are biologically determined, many of them depend on external factors relating to elderly adults, resulting from exposure or training. These external factors include their education level and reading and writing habits, which seem to strongly relate to their ability to perform linguistically as they age. Linguistic performance is crucial to their ability to function in daily life across all social areas. Despite the relevance of these aspects, research on their impact on language as people age is still incipient and inconclusive. This may be due to the fact that the majority of the studies produced so far have analyzed the performance of highly educated elderly adults, with high socioeconomic levels, in developed countries. More recently, evidence from studies of illiterate adult and older adult groups has shown differences in performance in several cognitive areas, compared to the performance of more educated groups of comparable ages. These differences are so significant that they have been linked to the emergence, mainly in underdeveloped countries, of higher rates of cognitive decline and neurodegenerative disorders, such as Alzheimer's Disease. These rates will increase drastically over the next few decades. The aim of this chapter is to present theoretically and empirically grounded data on the impact of education and reading and writing habits on linguistic processing abilities and other related cognitive constructs, such as memory types and executive functions related to healthy aging. It provides theoretical and empirical research, including clinical applications, and may also be of special interest to clinical practitioners, psychologists, linguists and researchers or readers generally interested in the topic.

2021

PACHECO, Letícia Priscila. HUBNER, Lilian Cristine. Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 46, n. 85, p. 58-69, jan. 2021. ISSN 1982-2014.

MORAIS,  Maryvone C. TRANSLINGUAGEM – Abordagem Linguística para Literacia Bilíngue. In: GABRIEL, Rosângela; GUIMARÃES, Rafael E.; TOWNSEND, Sabrine A. M. Alfabetização: Interculturalidade, cognição e diversidade linguística. Campinas: Pontes, 2021. ISBN: 978-65-5637-156-6 –Ano 2021

HÜBNER, Lilian Cristine; MALCORRA, Bárbara Luzia Covatti; SMIDARLE, Anderson Dick; PACHECO, Letícia Priscila. The Effect of Education and Reading and Writing Habits on Linguistic and Cognitive Performance in Typical Aging: Theoretical and Empirical Evidence. In: DUNCAN, Lowell T. (ed.). Advances in Health and Disease: volume 32. New York: Nova Science Publishers, 2021. Cap. 4. p. 101-124.

A metacognição em leitura e sua relação com proficiência leitora em L1 e L2

Uma das atividades cognitivas em que a metacognição se evidencia é na proficiência leitora, por meio do acesso à consciência metacognitiva de estratégias de leitura e do emprego de estratégias metacognitivas leitoras. O objetivo do estudo foi analisar: a) se existe uma relação entre a metacognição na leitura em L1 (português – P) e a proficiência em leitura em L1 (P) ou em L2 (inglês – I); e b) se há uso diverso de estratégias e maior consciência metacognitiva nos grupos com maior proficiência leitora em L1 e L2. Para tal, realizou-se um estudo empírico com 54 universitários, divididos em quatro grupos, de acordo com a proficiência leitora alta ou baixa, em inglês ou em português. Os participantes resolveram as seguintes tarefas: autorrelato de consciência metacognitiva de estratégias de leitura, adaptado de Mokhtari e Reichard (2002), Metacognitive Awareness of Reading Strategies Inventory (MARSI), e instrumento de avaliação da compreensão leitora e do uso de estratégias com método de protocolo retrospectivo escrito. Observou-se correlação entre MARSI e categorias de estratégias com proficiência leitora em L1 e L2. A pesquisa pretende destacar a importância do papel da consciência metacognitiva nos processos leitores e, especialmente, do desenvolvimento da proficiência leitora em língua materna.

O impacto cognitivo do bilinguismo no envelhecimento e a aquisição de segunda língua por aprendizes idosos

Este artigo objetiva apresentar, através de uma revisão da literatura disponível, o que se sabe até o momento acerca do impacto cognitivo do bilinguismo ao longo da vida no envelhecimento e das peculiaridades do aprendiz idoso em seu processo de aquisição de segunda língua. Pesquisas recentes mostram que o bilinguismo pode atuar como um mecanismo protetor contra os declínios cognitivos associados ao envelhecimento. No entanto, há estudos que contestam essa visão e mostram a necessidade de novas investigações. Apesar dos numerosos estudos sobre bilinguismo e envelhecimento, é notória a falta de estudos acerca da aquisição de uma segunda língua por aprendizes idosos. Sabe-se que o desempenho cognitivo de idosos difere daquele de jovens adultos. Mais especificamente, estudos mostram déficits nas funções executivas e diminuição da velocidade de processamento (PARK; REUTER-LORENZ, 2014). Por isso, faz-se necessário perceber as peculiaridades do aprendiz idoso para investigar o seu processo de aquisição de uma segunda língua.

Integração léxico-semântica em bons leitores e leitores com dificuldades de compreensão

Neste artigo, investigamos o nível de conhecimento de vocabulário e a capacidade de integração lexical de bons e maus compreensores na 8ª série do Ensino Fundamental. Os participantes foram avaliados nas seguintes tarefas: compreensão de leitura, compreensão auditiva, decodificação, vocabulário, integração léxico-semântica e detecção de incongruências. A comparação de desempenho revelou que bons compreensores tiveram um desempenho significativamente melhor do que maus compreensores nas medidas de vocabulário e integração. A diferença na precisão das tarefas de integração permaneceu significativa após o controle do conhecimento das palavras. Os resultados sugerem que bons e maus compreensores se diferenciam não apenas no conhecimento semântico lexical, mas também no processamento léxico-semântico.

Traçando o perfil de bons leitores e de leitores com dificuldades de compreensão

Este artigo traça e compara o perfil de leitores com dificuldades de compreensão leitora (LDC) e bons leitores (BL). Avaliando a leitura de palavras isoladas e a compreensão de texto escrito, foram identificados 49 BL e 37 LDC dentre 336 estudantes de 8ª série de escolas públicas na região sul do Brasil, excluindo da análise o grupo de desempenho intermediário. A investigação do perfil dos grupos utilizou um questionário escrito a que os participantes responderam. Os resultados mostram diferença na experiência dos grupos com a leitura e correlação positiva entre o desempenho em compreensão leitora e o número de livros lidos pelos estudantes ao longo de um ano. O estudo constata que a pesquisa sobre os hábitos de leitura dos grupos pode auxiliar na compreensão das diferenças no perfil de BL e LDC, necessitando ser expandida futuramente para orientar tanto estudos teóricos quanto práticos de intervenção clínica e pedagógica.

O que a literacia e as capacidades cognitivas do cérebro podem nos dizer sobre pensamento crítico?

Régine Kolinsky traça uma trajetória do conceito de “literacy” do século XIX, passando por evidências de mudanças da literacia nas capacidades cognitivas dos sujeitos letrados, até a descrição dos dados do pré-teste de seu projeto com adultos na EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Bélgica. A professora contribui com reflexões importantes acerca da aquisição de leitura/escrita e correlatos cognitivos e seu impacto na sociedade. A professora cita evidências da relação entre literacia e o pensamento crítico e a desvirtualização da informação. Ela destaca a literacia para a formação do pensamento crítico dos cidadãos, cujo papel é fundamental para a dinâmica democrática de um país. No Brasil, a baixa literacia destaca-se negativamente nos índices de leitura de jovens avaliados pelo Pisa, classificando mais de 70% deles como maus leitores, tornando a situação grave e alarmante no país.

Bilinguismo reconfigura sistemas atencionais cerebrais através da neuroplasticidade ao longo da vida

A pesquisadora canadense Dra. Ellen Bialystok apresenta dados a respeito do efeito do bilinguismo no cérebro ao longo da vida, atinentes às relações entre o domínio de mais de uma língua e os sistemas atencionais. Bialystok reflete sobre a falta de concordância sobre as vantagens bilíngues de estudos com adultos, elencando os fatos e mitos acerca do tema, como os problemas com a definição de bilíngue, as distintas faixas etárias dos participantes, os diversos contextos investigados, as limitações das tarefas e dos modelos de funções executivas e a difícil replicabilidade dos estudos, que levam as investigações a uma grande polêmica. A pesquisadora ressalta que os efeitos do bilinguismo no cérebro estão relacionados à reconfiguração dos sistemas atencionais. Bialystok sugere que o bilinguismo seja uma fonte de neuroplasticidade, a qual readapta os sistemas atencionais, acarretando em diferenças nas funções executivas encontradas nas pesquisas com bilíngues nos últimos anos, de fácil identificação e constatação principalmente em crianças e idosos bilíngues.

Múltiplos olhares e perspectivas na linguagem e cognição

Os professores Heronides Moura, Rosângela Gabriel e Paulo Roberto Gonçalves-Segundo debatem teórica e praticamente seus projetos de pesquisa acerca da linguagem e da cognição. De forma concisa, os pesquisadores apresentam dados importantes sobre: 1) sentenças metafóricas sobre corrupção em corpus de jornal, 2) efeitos da aprendizagem da leitura na memória e na percepção e, 3) análises de espaços conceptuais em trechos de discursos de parlamentares a favor da intervenção militar. A partir das três exposições, é possível concluir que o processo que subjaz essas pesquisas sobre cognição é a necessidade de uma leitura crítica da realidade. A compreensão dos fenômenos descritos (ou a falta dela) implica significativamente na legitimação de discursos repudiados pelas instituições e associações científicas, como os discursos de ódio e de impunidade. Além disso, os benefícios advindos da aprendizagem de uma leitura crítica reforçam que a base de uma sociedade justa se alicerça na perspectiva de uma educação de qualidade e na democracia.

Compreensão de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento linguístico atípico pós AVC

A experiência humana é influenciada pelo ato de compreender e criar narrativas. Podemos considerar as narrativas dos outros fascinantes e nos engajamos em atividades e programações culturais que envolvem a sua produção, tais como livros, peças de teatro e filmes. Nossa afinidade com a leitura surge ainda na infância, quando entramos em contato com os livros de história e filmes infantis. Compreendemos e criamos narrativas para formar nossas biografias individuais, selecionar e organizar memórias, o que permite uma representação organizada e coerente de nós mesmos (Gergen & Gergen, 1988). A narrativa é um produto da interação humana, que compreende um determinado contexto e uma série de relações desse contexto com os elementos textuais (Fávero & Koch, 1994). Seu funcionamento transcende as regras fixas estruturais; ele perpassa as interações entre os indivíduos (Marcuschi, 2008), contendo, assim, uma estrutura que serve de reflexo e, ao mesmo tempo, modela as experiências humanas.

Avaliação e adaptação de materiais informativos em saúde para população idosa e com baixo nível educacional

Avaliações e adaptações dos elementos necessários para a compreensão adequada dos materiais informativos têm sido realizadas, elencando os índices que mensuram a dificuldade de compreensão da leitura de um texto - leiturabilidade - e legibilidade como os principais atores nesse processo. O presente artigo reúne aspectos ressaltados na avaliação e na adaptação de materiais informativos em saúde para indivíduos idosos e com baixo nível educacional no período de 2015-2019. Para tal, uma consulta às bases Google Acadêmico, PubMed e Portal Capes foi conduzida, resultando em 13 artigos de avaliação e 5 de adaptação de materiais. Observou-se o uso de medidas de complexidade de texto, tais como softwares, bem como associações entre leiturabilidade, legibilidade às demandas da idade e de letramento em saúde. Um consenso teórico é preciso no uso da terminologia da área e há pouco destaque para as discussões sobre o impacto do nível educacional dos participantes, opondo-se ao letramento em saúde. Por fim, o desenvolvimento de mais pesquisas associando fatores como nível educacional e letramento em saúde são sugeridas. Em português, observou-se uma lacuna na criação de medidas em português, na elaboração de tarefas e nas correlações entre as medidas de leitura e o contexto educacional e etário.

The processing of cataphora coreference in Brazilian Portuguese

This study aimed to explore whether the processing of cataphoric coreference in Brazilian Portuguese (BP) is guided by a top-down strategy as postulated by the active search mechanism (ASM) or by a bottom-up routine, as well as if this process is restricted by the Principle C constraint. The results revealed that ASM is not a mechanism used to solve the intended coreference in BP and that the participants have demonstrated sensitiveness to establish the coreference while they had to interpret it. In addition, there is evidence that illicit antecedents are not considered during cataphoric resolution, which suggests that the Principle C constraint impacts on the processing and seems to not be violated during the time course of the computation.

2020

BENCKE, Diane Blank. A metacognição em leitura e sua relação com proficiência leitora em L1 e L2 um estudo experimental. Prelo-Letrônica. 2020

MACHEL-NABOT, Pablo Silva de Almeida; FERRARI-NETO, José; HÜBNER, Lilian Cristine. O Processamento Correferencial Catafórico do Pronome Pleno: Realmente Orientado pelo Mecanismo de Busca Ativa em Português Brasileiro? In: SIMPÓSIO DE LÍNGUAS DO IFPB (II SILIF), 2., 2020, Cajazeiras. Resumos [...]. João Pessoa: Editora do IFPB, 2020. p. 283.

 

MELO, Rita de Cássia Freire de; SILVA, Severino Carlos da; SIMÕES, Antonia Barros Gibson; PONTES, Annelyn Diane de Figueiredo; SILVA, Danielli Cristina de Lima; SILVA, Henrique Miguel de Lima; MACHEL-NABOT, Pablo Silva de Almeida. Interferência Linguística entre as Línguas Português/Espanhol. In: SILVA, Henrique Miguel de Lima; SILVA, Danielli Cristina de Lima; ARRAIS, Maria Nazareth de Lima; EHRICH, Isaías de Oliveira; SIMÕES, Antônia Barros Gibson; UCHOA, Sayonara Abrantes de Oliveiras; HAGE, José Elias; BARBOSA, Jackson Cicero França (org.). Linguística, literatura e educação: propostas em interfaces. João Pessoa: Ideia, 2020. p. 34-43.

SCHLEDER DE BORBA, LÍVIA. O impacto cognitivo do bilinguismo no envelhecimento e a aquisição de segunda língua por aprendizes idosos. Signo, v. 45, p. 112-123, 2020.

SOUSA, L.; HÜBNER, L. C.; FERREIRA, R. B. Lexical-semantic integration by good and poor reading comprehenders. Ilha do Desterro (UFSC), v. 73, p. 63-78, 2020.

 

SOUSA, L. B.; HUBNER, L. C. Traçando o perfil de bons leitores e de leitores com dificuldades de compreensão. Linguagem em (dis)curso, v. 20, p. 97-108, 2020.

SOUZA, L. B. de; SCHNEIDER, F,; BENCKE, D. B (Orgs). Leitura, Discurso e Cognição. Paraná: Appris Editora, 2020. [no prelo].

TEIXEIRA, M. T. ; TOWNSEND, SABRINE AMARAL MARTINS . O que a literacia e as capacidades cognitivas do cérebro podem nos dizer sobre pensamento crítico?. REVISTA DA ABRALIN, v. 19, p. 1-6, 2020.

TOWNSEND, SABRINE AMARAL MARTINS; TEIXEIRA, MARIANA TERRA . Bilinguismo reconfigura sistemas atencionais cerebrais através da neuroplasticidade ao longo da vida. REVISTA DA ABRALIN, v. 19, p. 1-6, 2020.

 

TOWNSEND, SABRINE AMARAL MARTINS. Múltiplos olhares e perspectivas na linguagem e cognição. REVISTA DA ABRALIN, v. 19, p. 1-5, 2020.

TOWNSEND, SABRINE AMARAL MARTINS; GABRIEL, R. ; HUBNER, L. Compreensão de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento atípico pós AVC. In: Patrícia Santos Ferreira. (Org.). Investigação e práticas em Leitura. 1ed.Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa, v. 1, p. 1-20.

TOWNSEND, SABRINE AMARAL MARTINS; GABRIEL, R. . Avaliação e adaptação de materiais informativos em saúde para população idosa e com baixo nível educacional: uma revisão integrativa. ELETRÔNICA, 2020.

DE ALMEIDA, P. M. N. S.; NETO, J. F. The processing of cataphora coreference in Brazilian Portuguese. In: International Conference of Experimental Linguistics, 11., 2020, Athens. Proceedings [...]. Athens: ExLing Society, 2020. p. 81-84.

Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental

O ensino e a aprendizagem da leitura são temas constantemente debatidos, especialmente nas séries iniciais. Entretanto, observa-se que mesmo após oito anos de educação formal, há um percentual considerável de estudantes que saem da escola com dificuldades de compreensão leitora. Neste estudo, objetivamos identificar esses estudantes e investigar as suas dificuldades, comparando-os com bons leitores da mesma escolaridade. Para isso, realizamos o processo de seleção dos grupos e, posteriormente, examinamos seus desempenhos em duas tarefas: leitura de palavra isolada e compreensão leitora. Ao final do processo de seleção, identificamos 14% de bons leitores e 11% de leitores com dificuldades de compreensão. Os grupos mostraram diferença significativa no desempenho de palavras irregulares e pseudopalavras, assim como no desempenho em questões literais e inferenciais. Os resultados sugerem que os leitores com dificuldades de compreensão ainda apresentam fragilidades tanto em processos mais básicos quanto mais complexos da leitura.

A compreensão e a produção da estrutura de argumentos de verbos no português brasileiro por adultos saudáveis de alta escolaridade.

Verbos são essenciais na compreensão e na produção de sentenças, carregando informação sintática e semântica. Tipos diferentes de verbos apresentam diversos graus de complexidade conforme sua estrutura de argumentos (EAs). Vários estudos investigaram a compreensão e a produção da EAs com indivíduos saudáveis ou com afasia em diferentes línguas, no nível da palavra isolada e no de sentenças, com resultados inconclusivos. Este estudo investigou a compreensão e a produção da EAs no nível da sentença, procurando compreender o acesso lexical em uma amostra de adultos falantes nativos do PB. Participaram 21 indivíduos saudáveis (4 homens) (M = 60,95 anos de idade; DP = 7,12) com alta escolaridade (M = 17,26 anos; DP = 4,13). Foram aplicadas uma tarefa de compreensão de sentenças computadorizada e uma tarefa de produção oral de sentenças, ambas motivadas por figuras representando quatro tipos de verbos: inacusativos não alternantes, transitivos, inacusativos alternantes, inergativos. Não houve diferenças significativas entre os tipos de verbos quanto aos tempos de resposta (TR) na compreensão de sentenças e nenhum impacto advindo do número de letras ou de sílabas nos TR gerais. A tarefa de produção, por outro lado, mostrou que mesmo indivíduos saudáveis com alta escolaridade podem demonstrar dificuldades para seguir as instruções de uma tarefa, recuperar palavras e apresentar uma variedade de respostas não-alvo, o que seria típico de populações com lesões cerebrais. O estudo promoveu uma reflexão sobre os traços específicos da EA que podem caracterizar o acesso lexical a verbos no PB. Tais achados enfatizam a natureza dinâmica da linguagem, indicando que uma pluralidade de respostas deve ser esperada de amostras advindas de populações saudáveis, mesmo em grupos com alta escolaridade. Esses resultados podem orientar os profissionais a avaliarem melhor o acesso lexical, a compreensão e a produção de sentenças de grupos clínicos, incluindo indivíduos com lesão cerebral.

2019 

MACHEL-NABOT, Pablo Silva de Almeida; VASCONCELOS, Laiane Figueirêdo Nóbrega; MORAIS, Nadja Maria de Menezes; NASCIMENTO, Jakeline Daniela Soares da Silva. A Importância das Pesquisas de Análise de Corpus Centradas no Funcionalismo Linguístico para a Formação Docente e Curricular. In: MAMEDES, Rosilene Felix; RODRIGUES, Hermano de França (org.). Palavras e seus múltiplos sentidos: Formação docente e currículo. São Paulo: Contatos Edições: Pá de Palavra da Parábola Editorial, 2019. v. 2, p. 190-222.

MORAIS, Nadja Maria de Menezes; MACHEL-NABOT, Pablo Silva de Almeida. A Correlação entre a Memória de Trabalho e a Consciência Fonológica no Processamento da Leitura em Crianças no Nível Pré-Silábico. In: MAMEDES, Rosilene Felix; RODRIGUES, Hermano de França (org.). Palavras e seus múltiplos sentidos: Formação docente e currículo. São Paulo: Contatos Edições: Pá de Palavra da Parábola Editorial, 2019. v. 2, p. 339-346.
 

SOUSA, L. B.; HUBNER, L. C. Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental. Signo, v. 44, p. 67-76, 2019.

 

RODRIGUES, L. R.; HUBNER, L.; LOUREIRO, F. A compreensão e a produção da estrutura de argumentos de verbos no português brasileiro por adultos saudáveis de alta escolaridade. In: IX Colóquio Internacional Leitura e Cognição, ISSN 2175-1978, Unisc, 2019. p. 226.

HÜBNER, Lilian Cristine et al. Bateria de Avaliação da Linguagem no Envelhecimento (BALE). In: ZIMMERMANN, Nicolle; DELAERE, François Jean; FONSECA, Rochele Paz (org.). Tarefas para Avaliação Neuropsicológica 3: Avaliação de memória episódica, percepção, linguagem e componentes executivos para adultos. São Paulo: Memnon, 2019.
 

SANTOS, Leandro Borges dos et al. Anotação de unidades de informação em transcrições de fala na tarefa de reconto de narrativas em português. In: STIL - Symposium in Information and Human Language Technology, 2019, Salvador. Proceedings from the XII Symposium in Information and Human Language Technology and Collocates Events. Porto Alegre: SBC, 2019. v. 1.
 

2018

MARTINS, S. A.; HUBNER, L. ; NIKOLAEV, A. ; FRANCO, A. R. ; SODER, R. B. ; SIQUEIRA, E. G. ; LOUREIRO, F. ; SCHNEIDER, F. ; MARRONE, L. C. P. . Oral and written narrative comprehension in left-brain damaged individuals and brain volumes correlates. In: Academy of Aphasia 56th Annual Meeting, 2018, Montreal. Frontiers Abstract Book. Montreal: Frontiers SA, 2018. v. 1. p. 193-195.

VASCONCELOS, Laiane Figueirêdo Nóbrega; MORAIS, Nadja Maria de Menezes; MACHEL-NABOT, Pablo Silva de Almeida. O Perfil Docente na Interface com o Ensino da Língua Portuguesa: Construindo Conhecimentos acerca da Identidade, Profissão e Formação. In: MAMEDES, Rosilene Felix; RODRIGUES, Hermano de França (org.). Palavras e seus múltiplos sentidos: Linguagem, ensino e interdisciplinaridade. São Paulo: Contatos Edições: Pá de Palavra da Parábola Editorial, 2018. v. 1, p. 349-370.

NASCIMENTO, Jakeline Daniela Soares da Silva; MACHEL-NABOT, Pablo Silva de Almeida; ADRIANO, Nayara de Almeida. Falta Escola Bilíngue para os Surdos na Capital Paraibana? In: MAMEDES, Rosilene Felix; RODRIGUES, Hermano de França (org.). Palavras e seus múltiplos sentidos: Linguagem, ensino e interdisciplinaridade. São Paulo: Contatos Edições: Pá de Palavra da Parábola Editorial, 2018. v. 1, p. 123-138.
 

MACHEL-NABOT, Pablo Silva de Almeida; FERRARI-NETO, José. O Processamento da Correferência Catafórica Pronominal Pessoal do Pronome Lexicalizado em Português Brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL (XXXIII ENANPOLL), 33., 2018, Cuiabá, UFMT. Pôster.

MACHEL-NABOT, Pablo Silva de Almeida; VASCONCELOS, Rita de Cássia Freire de Melo. Contributo da Estratégia da Assinalação ao Sujeito enquanto Teoria Psicolinguística em Processamento Correferencial para o Desenvolvimento da Leitura e Escrita do Padrão Culto do Português Brasileiro. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA AMÉRICA LATINA (ALFALITO 2018), 1., 2018, João Pessoa, UFPB. Comunicação Oral.

VASCONCELOS, Rita de Cássia Freire de Melo; MACHEL-NABOT, Pablo Silva de Almeida. Fenômenos de Contato na Interface entre Português Brasileiro e Espanhol. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA AMÉRICA LATINA (ALFALITO 2018), 1., 2018, João Pessoa, UFPB. Comunicação Oral.

MACHEL-NABOT, Pablo Silva de Almeida. Implicações da Teoria Psicolinguística em Processamento para o Desenvolvimento da Leitura e Escrita dentro do Padrão Culto do Português Brasileiro. In: JORNADA INTERNACIONAL DO GELNE, 27., 2018, Recife, UFRPE. Comunicação Oral.

MACHEL-NABOT, Pablo Silva de Almeida. Contribuição da Vantagem da Primeira Menção enquanto Teoria Psicolinguística em Processamento para o Desenvolvimento da Produção Textual dentro do Padrão Culto do Português Brasileiro. In: JORNADA INTERNACIONAL DO GELNE, 27., 2018, Recife, UFRPE. Pôster.

FERRARI-NETO, José; MACHEL-NABOT, Pablo Silva de Almeida; VASCONCELOS, Rita de Cássia Freire de Melo. A Interferência de Falsos Cognatos sobre a Compreensão Leitora na Língua Espanhola por Brasileiros Aprendizes do Espanhol. In: CONGRESSO NACIONAL EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES (II CONEPI), 2., 2018, João Pessoa, UFPB. Pôster.

MACHEL-NABOT, Pablo Silva de Almeida; VASCONCELOS, Rita de Cássia Freire de Melo. Contributos das Teorias Psicolinguísticas em Processamento Correferencial para o Processo de Ensino-Aprendizagem do Padrão Culto do Português. In: CONGRESSO NACIONAL EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES (II CONEPI), 2., 2018, João Pessoa, UFPB. Pôster.

VASCONCELOS, Rita de Cássia Freire de Melo; FERRARI-NETO, José; MACHEL-NABOT, Pablo Silva de Almeida. Interpretação Preferencial da Correferência Anafórica entre Falantes Bilíngues de Português Brasileiro (PB) como L1 e de Espanhol como L2: um Estudo Off-line de Tarefa de Julgamento de Aceitabilidade Baseado em Web-Based Questionnaire. In: CONGRESSO NACIONAL EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES (II CONEPI), 2., 2018, João Pessoa, UFPB. Pôster.

MACHEL-NABOT, Pablo Silva de Almeida. O Problema de Valoração Própria da Norma de Justiça não Incidente sobre a Norma Jurídica Positivada de Kelsen: Uma Possível Superação a partir da Linguística Jurídica e não do Direito. In: SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E LEITURA: FORMAR LEITORES, FORMANDO-SE (8º SEL), 8., 2018, Natal, UFRN. Comunicação Oral. 

FERRARI-NETO, José; MACHEL-NABOT, Pablo Silva de Almeida; VASCONCELOS, Rita de Cássia Freire de Melo. A Influência de Falsos Cognatos sobre a Compreensão Leitora de Universitários do Curso de Letras Espanhol Falantes de Português Brasileiro como L1 e Aprendizes de Espanhol como L2. In: CONGRESSO NACIONAL EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES (II CONEPI), 2., 2018, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Sal da Terra, 2018. p. 15-32. Paper.

 

RODRIGUES, L. R.; HUBNER, L.; LOUREIRO, F. Acesso lexical a verbos: uma análise preliminar da complexidade da estrutura de argumentos. 2018.

RODRIGUES, L. R. A complexidade da estrutura de argumentos do português brasileiro e suas implicações clínicas. 2018.

RODRIGUES, L. R. Acesso lexical a verbos e a complexidade da estrutura de argumentos do português brasileiro: dados de um estudo piloto. 2018.
 

RODRIGUES, L. R.; HUBNER, L.; LOUREIRO, F. Acesso lexical a verbos: uma análise preliminar da complexidade da estrutura de argumentos. In: 6o Encontro Sul Letras, 2018, Santa Cruz. Caderno de Resumos 6o Encontro Sul Letras. Santa Cruz: UNISC, 2018. p. 259-259.

SMIDARLE, Anderson Dick; KOCHHANN, Renata; HÜBNER, Lilian Cristine. A Influência da Escolaridade no Discurso de Idosos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

BENCKE, Diane Blank; SMIDARLE, Anderson Dick. Aprender uma Língua Estrangeira/L2: o que a ciência tem a nos dizer?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

SMIDARLE, Anderson Dick. VBM Evidences on the Interaction Between Episodic and Working Memory in Narrative Recall in Aging. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

HÜBNER, Lilian Cristine et al. Narrative production in low-educated individuals with Alzheimer’s Disease and its relation to cognitive and brain volume measures. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

 

SMIDARLE, Anderson Dick; KOCHHANN, Renata; HÜBNER, Lilian Cristine. A Influência da Escolaridade no Discurso de Idosos. In: 6o Encontro Sul Letras: (Inter)nacionalização, 2018, Santa Cruz do Sul. Caderno de programação e resumos do 6o encontro da Rede Sul Letras. Santa Cruz do Sul, 2018. p. 248-248.

HÜBNER, Lilian Cristine et al. Narrative production in low-educated individuals with Alzheimer’s Disease and its relation to cognitive and brain volume measures. In: The 56th Annual Meeting of the Academy of Aphasia, 2018, Montreal. Front. Hum. Neurosci. Conference Abstract: Academy of Aphasia 56th Annual Meeting, 2018

NEVES, Patrícia. A.; SCHNEIDER, F. Neurociência e educação: considerações acerca da leitura e da dislexia In: GABRIEL, R.; CARDOSO, R. M. (Org.) ; FRONCKOWIAK, A. C. ; PICCININ, F. ; LEBLER, C. D. C. (Org.) .Per)cursos (inter)disciplinares em Letras.1 ed.Campinas: Fontes, 2018, v.1, p. 419-434. Impresso, ISBN: 9788521700005
 

MARTINS, S. A.; NIKOLAEV, A.; FRANCO, A. R.; SODER, R. B.; SIQUEIRA, E. C. G.; SCHNEIDER, F.; LOUREIRO, F.; MARRONE, L. C. P.; HUBNER, Lilian. C. Oral and written narrative comprehension in left-brain damaged individuals and brain volumes correlates, 2018. Meio digital, DOI: 10.13140/RG.2.2.23378.40649; Local: Montreal; Cidade: Canadá;
Evento: Academy of Aphasia 56th Annual Meeting

 

MARTINS, S. A.; NIKOLAEV, A.; FRANCO, A. R.; SODER, R. B.; SIQUEIRA, E. C.; SCHNEIDER, F.; LOUREIRO, F.; MARRONE, L. C. P.; HUBNER, Lilian. C. Oral and written narrative comprehension in left-brain damaged individuals and brain volumes correlates
In: Academy of Aphasia 56th Annual Meeting, 2018, Montreal/Canadá. Event Abstract. Frontiers, 2018. 

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RESUMOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS 

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SCHNEIDER, F.; MARTINS, Sabrine. A.; RODRIGUES, Lisandra. R.; HUBNER, Lilian. C. La producción discursiva en la afasia: retos, avances y perspectivas en enfoque In: IX Congreso Internacional “Cerebro y Mente. El futuro de la neuropsicología: ¿hacia dónde vamos?', 2016, México. Memorias IX Congreso Internacional Cerebro - Mente., 2016. v.16. p.166 - 166.

MARTINS, Sabrine. A.; SCHNEIDER, F.; RODRIGUES, Lisandra. R. Linguagem na afasia: uma revisão sistemática de estudos experimentais realizados no Brasil In: I CIDI - Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares: cultura, comunicação e diversidade no contexto contemporâneo, 2016, Novo Hamburgo, 2016. v.1.

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